O que é o Triptofano?

Bem estar

O Triptofano ajuda a prevenir e combater a depressão, ansiedade generalizada e o stress.

É um aminoácido que deve ser digerido, pois o nosso cérebro não consegue produzi-lo. Com ele o nosso cérebro consegue aumentar a produção do nível de serotonina, substancia essa que regula o nosso sono, humor, coração, apetite. Quanto menor a concentração dessa substancia em nosso cérebro, maior será o problema com mal humor, perda de peso, dificuldades para dormir e comer, tudo isso levará a doenças como depressão, problemas cardíacos.

Fórmula do aminoácido Triptofano

Quando o triptofano é ingerido pode ficar na corrente sanguínea ou levado para o SNC (Sistema Nervoso Central) que é quando será transformado em serotonina. Mas para que entre no SNC é necessário passar pela hematoencefálica, que é quando ela compete com outros aminoácidos do alimento ingerido  na absorvição.

Os benefícios comprovados

Bem estar

Na depressão, com a prevenção e o tratamento, existindo uma grande relação entre o equilíbrio do triptofano na criação da serotonina com o tratamento e prevenção. Uma pesquisa realizada, identificou que pacientes que  estão passando por uma depressão forte foi diagnosticado com baixos níveis de triptofano.

No humor, com um maior de nível de triptofano as pesquisas mostraram uma elevação no humor e menor agressividade das pessoas. Mas quando este nível estiver baixo resultará na diminuição de produção de serotonina no cérebro.

Regula o sono, existem duas principais biomoléculas envolvidas no sono que são o hormônio melatonina e o neurotransmissor serotonina, ambos são produzidos naturalmente com o triptofano.

Diminui o stress, ele auxilia a diminuir os hormônios responsáveis pelo stress, como o hormônio cortisol, que executa vários efeitos no corpo humano.

A falta de triptofano

Com a falta de triptofano em nosso organismo, causará uma baixa produção de serotonina que irá favor a depressão, ansiedade, insônia, irritabilidade, falta de concentração e mal humor.

O ideal é que seja consumido 1 a 5 gramas de triptofano por dia sendo usado como um suplemento para o combate a Depressão, e de 1 a 12 no combate a insônias. Existem alimentos também ricos em triptofano como o peixe, mas por conta desses alimentos terem outros aminoácidos acabam competindo com o triptofano. Logo ele perde a sua força, por isso existe a importância de tomar um suplemento apenas com o triptofano.

Infelizmente poucas pessoas conhecem o triptofano, e por conta disto o número de depressões vem crescendo no mundo como podemos ver nesta matéria feita pelo G1.

Veja também um artigo publicado pelo Wikipédia sobre o Triptofano.